Resistindo pelo afeto

Tá me ouvindo? Você tá muda. Tão conseguindo ver minha tela? Vou tirar a câmera pra ver se melhora. A conexão hoje aqui tá ruim, tô caindo toda hora. Filho, agora mamãe não pode brincar. Ah, você tem gato, que fofinho! Preciso sair em ponto, tenho outra reunião na sequência. Deu pra ver do que estamos falando, né? Isso mesmo, 2020 (seu lindo!) #sqn.

O que fazemos é essencial?

Quando olhamos para o que consta nos decretos oficiais autorizando o tipo de negócio que pode funcionar ou não durante a pandemia, vemos que não estamos lá.

Exercitando a vontade

Fazer a retrospectiva do dia antes de dormir permite rever o que foi vivido. O exercício começa do momento atual até a hora que despertou. É um exercício que reforça a vontade.

Nunca estivemos tão a serviço do que precisava estar

Iniciamos o ano com o editorial que falava “2019 requer diálogo”. Para isso nós 4 fomos nos preparar, buscando formações que pudessem nos ajudar como fazer isso com os grupos, tornando o diálogo como meio de entrega dos pedidos que chegam. Nos perguntamos: como podemos fazer com que um grupo se prepare internamente, se conecte profundamente, para o que terão que enfrentar juntes?

Resistir para existir

Recentemente nós descobrimos que o sistema imunológico da lagarta mata as primeiras células que surgem com as informações genéticas da borboleta, identificando-as como invasoras e perigosas. Estas células são resilientes e vão se juntando e ficando mais fortes.

Autocuidado e Outrocuidado: agente de desenvolvimento no coletivo

Aqui vai uma historinha hipotética que pode estar sendo vivida ou presenciada, neste momento, por você que nos lê:

Eu uso sabonete de barbatimão para me lavar. Ele faz terapia desde os 18 anos. Ela iniciou a prática de yoga semanal. Essas são formas de autocuidado.
Eu fiz uma oficina para refletir sobre meu propósito. Ele está pensando em participar de encontros de prática sobre CNV (Comunicação Não Violenta). Ela está participando de um círculo de mulheres. Isso são formas de autodesenvolvimento.
Nós 3 estamos num projeto potente e compartilhamos a mesma visão de mundo, muitas vezes travando umas ’tretas brabas’ contra o sistema. De alguma forma estamos cuidando dos outros lá fora e isso nos inspira!

Partidos 2.0: A Revolução Será Interna

Na semana anterior, participamos do 2º Diálogos Democráticos, evento organizado pela plataforma Pacto pela Democracia que tinha como mote discutir sobre a pergunta: Qual o papel dos partidos na democracia hoje? Não vamos explorar aqui os aspectos específicos do papel dos partidos. Queremos destacar o que foi apresentado como passos importantes de um novo jeito de fazer dessas organizações. Fizemos também correlações a partir da nossa trajetória profissional com a fala da professora de ciência política da Unicamp, Rachel Meneguello: para além do sistema eleitoral e reforma política é na organização interna dos partidos e instituições que precisa ocorrer a reforma.

Parceria tem de ter afeto

“Como funciona esse negócio de trabalhar junto, ter sócio?” Essa é uma das perguntas que nos chega com mais frequência, o que causa um certo estranhamento da nossa parte. A gente sabe que esse caminhar junto é cheio de desafios, mas esse questionamento vem acompanhado de um grande peso, que vai pra além das diferenças de jeitos de trabalhar, tomar decisões, quanto cada um ganha num trabalho. Recentemente um pedido de ajuda de uma pessoa conhecida nos deu elementos pra entender um pouco mais do que está por trás dessa pergunta e pra gente poder refletir mais sobre o que é uma parceria e o que faz ela funcionar bem.

Quanto vale a (auto)responsabilidade social empresarial?

Ao longo dos anos integrar índices como o Dow Jones Sustainability Index (DJSI) foi valorizado pelo mercado, refletindo positivamente na imagem e no valor das ações. De 2011 a 2015 a Vale integrou o índice, saindo em 2016 após o crime ocorrido em Mariana/MG (05/11/2015).

O quanto a Vale realmente aprendeu e incorporou em seus processos de tomada de decisão critérios socioambientais?

#8M é por todas, todos e todes nós

Trazemos abaixo o texto da comunidade Tamera, uma comunidade intencional em Portugal cujo princípio norteador de pensamento é que “enquanto não houver paz entre homens e mulheres, não haverá paz no mundo”.

Atuação Espiritual No Mundo Social

Faz parte da visão da Tistu encorajar a espiritualidade por onde passamos. Por isso, nos chamou a atenção a notícia de que o físico e astrônomo brasileiro Marcelo Gleiser venceu o Prêmio Templeton 2019 (reconhecido como um Nobel da espiritualidade). Um dos destaques de seu trabalho é o foco em demonstrar que ciência, filosofia e espiritualidade não são contrárias ou inimigas, mas sim complementares no desafio de entendermos quem somos.